A cortesia começa no lar
Pais, ensinai aos vossos filhos como se dirigirem no lar, com verdadeira delicadeza. Ensinai-lhes a mostrar bondade e ternura uns para com os outros. Não permitais que o egoísmo viva no coração ou encontre abrigo no lar. -- Manuscrito 74, 1900.
O jovem que cresce descuidado e rude nas palavras e nas maneiras revela o caráter de sua educação no lar. Os pais não reconhecem a importância de sua mordomia; e a sementeira que fizeram, têm também colhido. -- Manuscrito 117, 1899.
Os princípios do céu devem encher o ambiente
Os princípios do Céu devem ser introduzidos no governo do lar. Toda criança deve ser ensinada a ser delicada, compassiva, amável, piedosa, cortês e de coração terno. -- Manuscrito 100, 1902.
Quando todos são membros da família real, haverá delicadeza na vida do lar. Todo o membro da família procurará torná-lo agradável para cada um dos outros membros. -- Manuscrito 60, 1903.
Ensinar por preceito e exemplo
As crianças, bem como os de mais idade, estão expostos a tentações; e os membros mais velhos da família devem dar-lhes, por preceito e exemplo, lições de cortesia, alegria, afeto, e sobre o fiel desempenho de seus deveres diários. -- Manuscrito 27, 1896.
Respeito aos idosos
Deus ordenou, especialmente, afetuoso respeito para com os idosos. Diz Ele: "Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça." Provérbios 16:31. Elas falam de batalhas feridas, vitórias ganhas, encargos suportados e tentações vencidas. Falam de pés fatigados próximos de seu descanso, de lugares que logo se vagarão. Ajudem às crianças a pensar nisto, e elas por meio de sua cortesia e respeito suavizarão o caminho dos que são idosos, e trarão graça e beleza a sua própria vida juvenil ao atenderem a ordem: "Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho." Levítico 19:32. -- Educação, 244.
Ensinar modéstia
O orgulho, a presunção e a ousadia são características dos filhos de hoje e representam a maldição do século. ... Tanto no lar como na Escola Sabatina, é preciso ensinar às crianças as mais sagradas lições de modéstia e humildade. -- Conselhos Sobre a Escola Sabatina, 46.
Atendereis vós, a quem dirijo estas palavras, a instrução que vos foi dada? Aceitem os jovens a advertência: não sejam adiantados na conversa, mas modestos e retraídos. Sejam prontos a ouvir as coisas que beneficiarão a alma e vagarosos em falar, a não ser que seja para representar a Jesus e dar testemunho da verdade. Demonstrai humildade de espírito por uma conduta modesta. -- The Youth's Instructor, 11 de Julho de 1895.
Um guarda da virtude
Acariciai a pedra preciosa e de preço incalculável da modéstia. Isso guardará a virtude. ... Sinto-me impelida pelo Espírito do Senhor a apelar a minhas irmãs que professam piedade a seguirem a modéstia de comportamento e uma discrição apropriada, com temor e sobriedade. ... Tenho perguntado: Quando as irmãs jovens agirão corretamente? Sei que não haverá nenhuma mudança decisiva para melhor enquanto os pais não perceberem a importância de exercer o maior cuidado em educar seus filhos corretamente. Ensinai-os a agir com discrição e modéstia. -- Testimonies for the Church 2:458, 459.
As graças verdadeiras
As mais verdadeiras graças da criança consistem na modéstia e na obediência -- em ouvidos atentos para ouvir as palavras de orientação, em pés e mãos dispostos a andar e trabalhar no trilho do dever; e a verdadeira bondade da criança trará sua própria recompensa, até mesmo nesta vida. -- The Review and Herald, 10 de Maio de 1898.