Uma comissão divina aos pais
Deus tem dado aos pais o seu trabalho: formar o caráter dos filhos segundo o Modelo divino. Por Sua graça poderão realizar a tarefa; mas isso exigirá esforço paciente e consciencioso, não menos que firmeza e decisão para guiar a vontade e restringir as paixões. Um campo deixado ao abandono só produz espinhos e cardos. Aquele que quer alcançar uma colheita para a utilidade e beleza deve primeiro preparar o solo e espalhar a semente, então cavar ao redor dos novos rebentos, removendo o mato e afofando a terra, e as preciosas plantas florescerão, recompensando-lhe ricamente o cuidado e o labor. -- The Signs of the Times, 24 de Novembro de 1881.
A formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos; e nunca dantes foi seu diligente estudo tão importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve de enfrentar aflições tão intensas; nunca dantes moços e moças foram defrontados por perigos tão grandes como hoje. -- Educação, 225.
Eis vossa obra, pais: desenvolver o caráter de vossos filhos em harmonia com os preceitos da Palavra de Deus. Essa obra deve vir primeiro, pois nela estão envolvidos interesses eternos. A formação do caráter de vossos filhos é de maior importância que o cultivo de vossas fazendas, mais essencial que a construção de casas para morar e a realização de qualquer espécie de negócio ou indústria. -- The Signs of the Times, 10 de Setembro de 1894.
O lar, a melhor escola para a formação do caráter
Nem a escola de igreja, tampouco a escola superior, proporcionam, como o faz o lar, as oportunidades de firmar o edifício do caráter de uma criança sobre o fundamento apropriado. -- Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 162.
O caráter deve ser endireitado
Os que não endireitam o caráter nesta vida jamais poderão ter parte na vida imortal futura. Oh, quão importante é que a juventude se conserve direita! E os pais desempenham parte importante nessa questão. Sobre eles repousa a sagrada responsabilidade de educar os filhos para Deus. A eles é dada a obra de ajudar os pequeninos a formar caráter que lhes assegurem a entrada nas cortes de cima. -- Carta 78, 1901.
Os pais não devem cometer este erro
Pais, por amor de Cristo não cometais um erro em vossa obra mais importante, a de moldar o caráter de vossos filhos para o tempo e para a eternidade. Um erro de vossa parte negligenciando a instrução fiel, ou na condescendência daquele afeto insensato que vos cega os olhos para os seus defeitos e vos impede de lhes aplicar a restrição apropriada, demonstrar-se-á sua ruína. Vossa atitude pode imprimir uma direção errada a toda a sua carreira futura. Vós determinareis para eles o que serão e o que farão em favor de Cristo e dos homens e pela sua própria alma.
Lidai honesta e fielmente com vossos filhos. Trabalhai corajosa e pacientemente. Não temais as cruzes, não poupeis tempo ou trabalho, responsabilidade ou sofrimento. O futuro de vossos filhos testificará do caráter de vossa obra. A fidelidade de vossa parte para com Cristo melhor se pode exprimir no caráter simétrico de vossos filhos que em qualquer outra maneira. Eles são a propriedade de Cristo, comprados por Seu próprio sangue. Se sua influência for totalmente do lado de Cristo, serão Seus colaboradores, ajudando outros a encontrar o caminho da vida. Se negligenciardes a obra que vos foi confiada por Deus, vossa atitude insensata de disciplina colocá-los-á na classe dos que se afastam de Cristo e fortalecem o reino das trevas. -- Testimonies for the Church 5:39, 40.
Casa limpa, mas filhos não educados
Vi uma mãe cujo olho crítico podia discernir qualquer coisa imperfeita nos enfeites de madeira de sua casa, e que era muito cuidadosa no sentido de que a limpeza de sua casa fosse feita com perfeição no tempo exato por ela determinado, e que a executava freqüentemente a despeito da saúde física e espiritual, enquanto os filhos eram deixados a correr na rua, dela obtendo sua educação. Essas crianças iam crescendo grosseiras, egoístas, rudes e desobedientes. Embora pagasse uma auxiliar, a mãe estava tão empenhada nos cuidados da casa que não podia ter tempo para educar devidamente os filhos. Deixava-os crescer com caráter defeituoso, indisciplinados e mal-educados. Podíamos sentir que o bom gosto da mãe não era exercido na direção correta, senão teria ela visto a necessidade de moldar a mente e as maneiras dos filhos e educá-los para terem caráter simétrico e temperamento amável.
Caso a mãe tivesse deixado essas coisas que permitira tomarem-lhe a primeira atenção virem em segundo lugar, teria considerado quase da mais infinita importância o preparo físico, mental e espiritual dos filhos. As que assumem a responsabilidade de mãe, devem sentir-se sob a mais solene obrigação para com Deus e para com os filhos, de educá-los de tal maneira que tenham disposição amável e afetuosa, e que sejam puros na moral, refinados no gosto, e de caráter amável. -- The Signs of the Times, 5 de Agosto de 1875.
Só pelo Espírito de Deus
Pensamos que somos capazes de moldar nossa vida e caráter para entrar pelos portais da glória? Não o podemos fazer. Dependemos, cada momento, de que o Espírito de Deus opere em nós e em nossos filhos. -- Manuscrito 12, 1895.
Se os pais quiserem ver um estado de coisas diferente na família, consagrem-se eles inteiramente a Deus, e o Senhor lhes mostrará meios e maneiras pelas quais se possa operar uma transformação em sua casa. -- Manuscrito 151, 1897.
A parte de Deus e a dos pais
Pais cristãos, suplico-vos que desperteis. ... Caso negligencieis vosso dever e vos esquiveis de vossa responsabilidade, esperando que o Senhor faça vosso trabalho, sereis desapontados. Quando tiverdes feito fielmente tudo o que puderdes, trazei vossos filhos para Jesus; e com fé sincera e perseverante intercedei por eles. O Senhor será vosso ajudador; cooperará com vossos esforços; em Sua força alcançareis a vitória. ...
Quando os pais manifestarem tal interesse pelos filhos como o que Deus quer que manifestem, Ele ouvirá as suas orações, e cooperará com seus esforços. Mas Deus não Se propõe a fazer a obra que Ele determinou que os pais fizessem. -- The Review and Herald, 13 de Setembro de 1881.
O criador ajudará
Mães, lembrai-vos de que o Criador do Universo vos auxiliará em vosso trabalho. Na Sua força, e pelo Seu nome, levareis vossos filhos a serem vencedores. Ensinai-lhes a olhar a Deus em busca da força. Dizei-lhes que Deus lhes ouve as orações. Ensinai-lhes a vencer o mal com o bem. Ensinai-lhes a exercer uma influência elevadora e enobrecedora. Levai-os a se unirem com Deus, e então eles terão forças para resistir à mais forte das tentações. Então receberão a recompensa do vencedor. -- The Review and Herald, 9 de Julho de 1901.
Vosso compassivo Salvador contempla-vos com amor e simpatia, pronto para vos ouvir as orações e prestar auxílio de que necessitais em vosso trabalho cotidiano. Amor, alegria, paz, longanimidade, delicadeza, fé e caridade, são os elementos do caráter cristão. Essas preciosas graças são o fruto do Espírito. São a coroa e o escudo do cristão. -- Pacific Health Journal, Setembro de 1890.
Uma palavra de ânimo aos que erraram
Os que vêm ensinando os filhos de maneira imprópria não precisam desesperar; convertam-se a Deus e busquem o verdadeiro espírito de obediência, e serão habilitados a fazer decididas reformas. Conformando vossos próprios costumes com os princípios da santa lei de Deus, tereis influência sobre vossos filhos. -- The Signs of the Times, 17 de Setembro de 1894.
Alguns filhos recusarão conselhos paternos
Os pais podem fazer tudo ao seu alcance para dar aos filhos todo o privilégio e instrução, para que dêem a Deus o coração; no entanto, os filhos podem recusar andar na luz e, pela sua má conduta, lançar considerações desfavoráveis sobre os pais que os amam, e cujo coração suspira pela sua salvação.
É Satanás que tenta os filhos a seguirem a conduta do pecado e desobediência. ... Se recusarem andar na luz, se recusarem submeter sua vontade e seu caminho a Deus, e persistirem em seguir, em sua impenitência, o rumo do pecado, a luz e o privilégio que têm tido, deporão contra eles no juízo, porque não andaram na luz, e não sabiam para onde iam. Satanás os está guiando, e tornam-se objetos de observações no mundo.
O povo dirá: Ora, olhem aquelas crianças! Seus pais são muito religiosos, mas vedes que eles são piores que meus filhos e eu não professo ser cristão! E, dessa maneira, os filhos que recebem boa instrução, e assim mesmo não lhe dão atenção, lançam injúria sobre os pais, desonrando-os e envergonhando-os perante um mundo ímpio. Também, pela sua atitude ímpia, trazem opróbrio sobre a religião de Jesus Cristo. -- The Youth's Instructor, 10 de Agosto de 1893.
A obra dos pais
Pais, vossa obra é desenvolver nos filhos a paciência, a constância e o amor genuíno. Lidando corretamente com os filhos que Deus vos deu, vós os estais ajudando a pôr o fundamento de um caráter puro e bem equilibrado. Vós lhes estais infundido na mente princípios que eles um dia seguirão em sua própria família. O efeito de vossos esforços bem dirigidos ver-se-á ao dirigirem sua casa no caminho do Senhor. -- The Review and Herald, 6 de Junho de 1899.