Orientação da Criança

Capítulo 35

Como edificar caracteres fortes

Dedicar tempo

Os pais recebem o filho nos braços como um fardo indefeso; ele nada sabe e deve ser ensinado a amar a Deus, deve ser criado na doutrina e admoestação do Senhor. Deve ser moldado segundo o modelo divino.

Quando os pais virem a importância de sua obra na educação dos filhos, quando virem que ela envolve interesses eterno, sentirão que devem dedicar seu melhor tempo e pensamento a essa obra. -- The Signs of the Times, 16 de Março de 1891.

Compreender os princípios envolvidos

As lições aprendidas, os hábitos formados durante os anos da infância, têm mais que ver com o caráter e a direção da vida do que todas as instruções e educação dos anos posteriores.

Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las sadias, física, espiritual e moralmente. -- A Ciência do Bom Viver, 380.

Evitar a superficialidade

Vivemos numa época em que quase tudo é superficial. Pouca estabilidade e firmeza de caráter há, porque o preparo e a educação das crianças é superficial desde o berço. Seu caráter é edificado sobre areia movediça. A abnegação e o domínio próprio não lhes têm sido moldados no caráter. Têm sido acariciados e mimados até serem estragados para a vida prática. O amor aos prazeres controla a mente, e os filhos são lisonjeados e mimados, para a sua ruína. -- The Health Reformer, Dezembro de 1872.

Fortalecer as crianças pela oração e pela fé

Tendes trazido filhos ao mundo que não tiveram voz ativa quanto à sua existência. Tendes vos tornado responsáveis, em grande medida, pela sua felicidade futura, seu bem-estar eterno. Quer o sintais, quer não, sobre vós repousa a responsabilidade de educar esses filhos para Deus -- de vigiar com zeloso cuidado a primeira aproximação do astuto inimigo, e estar preparados para hastear contra ele a bandeira. Levantai uma fortaleza de oração e fé ao redor de vossos filhos, e sobre ela exercei diligente vigilância. Em nenhum momento estais seguros contra os ataques de Satanás. Não tendes tempo para descansar do trabalho vigilante e fervoroso. Não deveis dormir nenhum momento em vosso posto. É esta uma guerra muito importante. Conseqüências eternas estão envolvidas. É questão de vida ou morte para vós e vossa família. -- Testimonies for the Church 2:397, 398.

Assumir posição firme e decidida

Os pais têm geralmente confiança demasiada nos filhos; pois muitas vezes, quando estão confiantes neles, eles se acham em encoberta iniqüidade. Pais, vigiai vossos filhos com cuidado. Exortai, reprovai, aconselhai-os ao vos levantardes, e quando estiverdes sentados; quando sairdes e quando entrardes; "mandamento sobre mandamento, ... regra sobre regra: ... um pouco aqui, um pouco ali". Isaías 28:10. Sujeitai vossos filhos enquanto são pequenos. Isso é tristemente negligenciado por muitos pais. Não tomam posição tão firme e decidida como devem com relação aos filhos. -- Testimonies for the Church 1:156.

Semear com paciência a semente

"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7. Pais, vossa obra é ganhar a confiança de vossos filhos, e, com amor, semear pacientemente a preciosa semente. Fazei vossa obra com contentamento, nunca vos queixando das durezas, cuidados e labores. Se, pelos esforços pacientes, bondosos, semelhantes aos de Cristo, puderdes apresentar uma alma perfeita em Cristo Jesus, vossa vida não terá sido em vão. Conservai vossa alma esperançosa e paciente. Nenhum vestígio de desânimo haja em vossa aparência ou atitude. Tendes em vossa mão a formação de um caráter, pelo auxílio de Deus, que possa trabalhar na vinha do Mestre e ganhar muitas almas para Jesus. Animai sempre vossos filhos a alcançar uma norma elevada em todos os seus atos e tendências. Sede pacientes para com as suas imperfeições, como Deus é paciente convosco nas vossas imperfeições, suportando-vos, velando por vós para que possais dar fruto para a Sua glória. Animai vossos filhos a se esforçarem para acrescentar às suas realizações as virtudes que lhes faltam. -- Manuscrito 136, 1898.

Ensinar submissão à lei

Pais e mães, sede sensatos. Ensinai aos vossos filhos que se devem subordinar à lei. -- Manuscrito 49, 1901.

Não é misericórdia ou bondade permitir uma criança seguir seu próprio caminho, submeter-se ao seu domínio e negligenciar corrigi-la sob o pretexto de que a amais demasiado para puni-la. Que espécie de amor é esse que permite a vosso filho desenvolver traços de caráter que a ele e a todos os demais tornarão infelizes? Fora com tal amor! O verdadeiro amor cuidará do bem presente e eterno da alma. -- The Review and Herald, 16 de Julho de 1895.

Que direito têm os pais de trazer filhos ao mundo para deixá-los crescer sem educação e sem o ensino cristão? Os pais devem ser responsáveis. Ensinai-lhes o domínio; ensinai-lhes que devem ser dirigidos e não dirigir. -- Manuscrito 9, 1893.

Coordenar o físico, mental e espiritual

As capacidades físicas, mentais e espirituais devem ser desenvolvidas para formar um caráter devidamente equilibrado. As crianças devem ser vigiadas, guardadas e disciplinadas, a fim de alcançar isso com êxito. -- Testimonies for the Church 4:197, 198.

A constituição física de Jesus, bem como Seu desenvolvimento espiritual, são-nos apresentados nestas palavras: "E o Menino crescia e Se fortalecia em espírito." Lucas 2:40. Na infância e na juventude deve-se dar atenção ao desenvolvimento físico. Os pais devem educar os filhos nos bons hábitos de comer, beber, vestir e fazer exercício, para que seja posto um bom fundamento para uma boa saúde na vida posterior. O organismo físico deve receber especial cuidado a fim de que as energias do corpo não sejam atrofiadas, mas desenvolvidas ao máximo. Isso coloca as crianças e os jovens numa posição favorável, de modo que com o devido preparo religioso possam, como Cristo, tornar-se fortes no espírito. -- The Youth's Instructor, 27 de Julho de 1893.

A saúde se relaciona com o intelecto e a moral

A fim de despertar a sensibilidade moral de vossos filhos quanto aos reclamos de Deus sobre eles, deveis imprimir-lhes na mente e no coração como obedecer às leis de Deus em sua constituição física; pois a saúde tem muito que ver com o seu intelecto e moral. Se tiverem saúde e coração puro, então estarão melhor preparados para viver e ser uma bênção para o mundo. Influenciar a mente na direção correta e no tempo certo é obra da máxima importância, pois muito depende da decisão feita no momento crítico.

Quão importante, então, é que o espírito dos pais esteja tão livre quanto possível dos cuidados embaraçosos e cansativos das coisas desnecessárias, para que possam pensar e agir com calma, consideração, sabedoria e amor, fazendo com que a saúde física e moral dos filhos tenham a primeira e a mais alta atenção. -- The Health Reformer, Dezembro de 1872.

Os pais se admiram de que os filhos sejam mais difíceis de controlar do que eram, quando na maioria dos casos o seu próprio trato criminoso os tem tornado assim. A qualidade de alimento que põem à mesa e animam os filhos a comerem lhes está promovendo constantemente as paixões sensuais e enfraquecendo as faculdades morais e intelectuais. -- Pacific Health Journal, Outubro de 1897.

Alimento puro é essencial para a mente

Educai as faculdades e o gosto de vossos queridos; procurai ocupar-lhes a mente, para que não haja lugar para condescendências ou pensamentos baixos e degradantes. A graça de Cristo é o único antídoto ou preventivo contra o mal. Se quiserdes, podereis escolher se a mente de vossos filhos se ocupará com pensamentos puros e não corrompidos ou com os males que existem em toda parte -- o orgulho e o esquecimento de seu Redentor. A mente, como o corpo, deve ter alimento puro, para que tenha saúde e força. Dai a vossos filhos algo em que pensar, que esteja fora e acima deles mesmos. A mente que vive numa atmosfera pura e santa não se tornará leviana, frívola, vã e egoísta. -- Carta 27, 1890.

Vivemos num tempo em que tudo o que é falso e superficial é exaltado acima do real, natural e duradouro. Deve a mente ser conservada livre de tudo o que a guiaria numa direção errada. Não deve ser atravancada com histórias sem valor, que não acrescentam força às faculdades mentais. Os pensamentos serão do mesmo caráter que o alimento que provemos para a mente. -- Testimonies for the Church 5:544.

Não é suficiente ter intelecto brilhante

Podeis alegrar-vos com o brilhante intelecto de vossos filhos; mas, a não ser que este esteja sob o controle de um coração santificado, operará de encontro à vontade de Deus. Nada além de um elevado senso dos reclamos de Deus sobre nós nos pode dar a devida estabilidade de caráter, penetração de espírito e profundidade de compreensão essenciais ao êxito tanto neste mundo como no mundo por vir. -- The Review and Herald, 23 de Abril de 1889.

Alvos elevados quanto ao desenvolvimento do caráter

Se ensinarmos nossos filhos a serem produtivos, metade do perigo terá passado, pois a ociosidade leva a toda a sorte de tentação ou pecado. Eduquemos nossos filhos a serem simples nas maneiras sem serem ousados, a serem benévolos e a se sacrificarem sem serem extravagantes, a serem econômicos sem se tornarem avaros. E, acima de tudo, ensinemos-lhes as reivindicações de Deus sobre eles, que é seu dever pôr a religião em tudo na vida, que devem amar a Deus acima de todas as coisas, e amar ao próximo, não negligenciando as pequenas cortesias da vida, essenciais à felicidade. -- Pacific Health Journal, Maio de 1890.

Orar pela sabedoria celestial

Os pais devem refletir, e orar fervorosamente a Deus por sabedoria e auxílio divino, para educarem devidamente os filhos, a fim de que possam desenvolver caráter que Deus aprove. Sua preocupação não deve ser como poderão educar os filhos para que possam ser louvados e honrados pelo mundo, mas como poderão educá-los para formar belo caráter, que Deus possa aprovar. Necessita-se de muita oração por sabedoria celeste e de estudo, para saber como lidar com as mentes juvenis, pois muitíssimo depende da direção que os pais dão ao espírito e à vontade dos filhos. -- The Health Reformer, Dezembro de 1872.

Dar orientação moral e espiritual

Os pais devem impressionar-se com sua obrigação de dar ao mundo filhos que tenham caráter bem desenvolvido -- filhos que tenham força moral para resistir à tentação, e cuja vida seja uma honra para Deus e uma bênção para os seus semelhantes.

Os que entram na vida ativa com princípios firmes estarão preparados para permanecer imaculados em meio à poluição moral deste século corrupto. -- Christian Temperance and Bible Hygiene, 75.

Ensinar as crianças a fazerem escolhas

Ensinem-se os jovens e crianças a escolher para si aquela veste real tecida nos teares celestiais -- o "linho... puro e resplandecente" (Apocalipse 19:8), que todos os santos da Terra usarão. Tal veste -- o próprio caráter imaculado de Cristo -- é livremente oferecida a todo ser humano. Mas todos os que a recebem, a receberão e usarão aqui.

Ensine-se às crianças que, franqueando elas a mente a pensamentos puros e amoráveis, e praticando ações amáveis e auxiliadoras, estão se vestindo com Suas belas vestes de caráter. Essa as tornará belas e amadas aqui, e será depois sua senha para admissão ao palácio do Rei. -- Educação, 249.