Testemunhos para a Igreja, 8

Capítulo 28

Unidade de Esforços

A Um Médico Perplexo

Meu querido irmão:

Sinto profundo interesse por você e seu trabalho, e oro para que o Senhor dirija minha pena enquanto lhe escrevo. O Senhor tem feito de você um homem por Ele indicado, e os anjos de Deus têm sido os seus auxiliadores. O Senhor o colocou na posição que ocupa, não porque você seja infalível, mas porque é Seu desejo guiar a mente do irmão pelo Seu Santo Espírito. Deseja que você compartilhe com aqueles que entram em contato com o irmão, o conhecimento da verdade presente. Pesadas responsabilidades lhe foram confiadas, e em hipótese alguma deve o irmão permitir-se ser envolvido numa obra que enfraquecerá a sua influência junto aos adventistas do sétimo dia. O Senhor o escolheu para preencher o lugar por Ele indicado, para estar diante da profissão médica, não para ser moldado por influências mundanas, antes para que o irmão molde outras mentes. Todos os dias, o irmão precisa repousar sob a supervisão divina. Ele é o seu Autor, e seu Redentor. Tem Ele uma obra para o irmão realizar, não separado dos adventistas do sétimo dia, antes em união com eles. Destina-se você a ser uma grande bênção para os seus irmãos, ao repartir com eles o conhecimento que o Senhor lhe outorgou.

Deus tem operado por seu intermédio, e deseja prosseguir cumprindo essa obra, honrando-o ao lhe confiar importantes responsabilidades. "Porque nós somos cooperadores de Deus." 1 Coríntios 3:9. Ele utilizará o irmão, a mim e a cada ser humano que ingressar em Seu serviço, se nos submetermos à Sua orientação. Cada um deve permanecer fiel em sua torre de observação, escutando atentamente àquilo que o Espírito Santo tem a lhe dizer, lembrando-se sempre de que cada uma de suas palavras e atos produz uma impressão, não apenas sobre seu próprio caráter, como também sobre os caracteres daqueles com os quais se acha vinculado.

Edifício de Deus

"Vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." 1 Coríntios 3:9. Essa figura representa o caráter humano, no qual devemos trabalhar, ponto a ponto. Cada dia, Deus trabalha em Seu edifício, martelada sobre martelada, para aperfeiçoar a estrutura, a fim de que se torne um templo santo para Ele. O homem deve cooperar com Deus. Todo obreiro deve tornar-se justamente aquilo que Deus designa ele seja, construindo sua vida mediante atos puros e nobres, para que no fim o seu caráter seja uma estrutura simétrica, um belo templo, honrado por Deus e pelo homem. Não deve haver defeitos no edifício, pois é do Senhor. Cada pedra deve estar colocada com perfeição, para que suporte a pressão que sobre ela é imposta. Uma só pedra mal colocada, afetará o edifício inteiro. A vocês e a todos os outros obreiros Deus dá a advertência: "Tome cuidado para que seu edifício resista à prova da tormenta e tempestade, por estar fundado sobre a Rocha eterna. Coloque a pedra sobre o firme alicerce, para que possa preparar-se para o dia da prova, quando todos serão vistos exatamente tais quais são."

Templo de pedras vivas

Essa advertência me foi apresentada por Deus como especialmente necessária para o seu bem-estar. Ele o ama com amor imensurável. Ama a seus irmãos na fé, e com eles opera rumo ao mesmo objetivo dAquele que coopera com você. Sua igreja na Terra deve assumir proporções divinas perante o mundo, como templo construído de pedras vivas, cada uma refletindo luz. Deve ser a luz do mundo, como cidade colocada sobre uma colina, a qual não pode ser escondida. É construída de pedras colocadas lado a lado, bem juntas, uma pedra se adaptando à outra, perfazendo um edifício firme e sólido. Nem todas as pedras são da mesma forma ou tamanho. Algumas são grandes, outras pequenas, mas cada qual tem seu lugar a preencher. E o valor de cada pedra é determinado pela luz que ela reflete. Esse é o plano de Deus. Ele deseja que todos os Seus obreiros preencham o lugar que lhes é designado na obra para este tempo.

Vivemos em meio aos perigos dos últimos dias. Devemos cultivar sabiamente toda faculdade mental e física; pois todas são necessárias para tornar a igreja um edifício que represente a sabedoria do grande Arquiteto. Os talentos que Deus nos dá são dádivas Suas, e devem ser usados em sua devida relação mútua, de modo a formarem um todo perfeito. Deus dá os talentos, as faculdades do espírito; o homem forma o caráter.

Diferentes meios

O Senhor tem operado com o irmão, habilitando-o a desempenhar sua parte como artesão de Deus; mas existem outros artesãos que também desempenham sua parte como instrumentos divinos. Eles ajudam a formar o corpo completo. Todos devem unir-se como partes de um grande organismo. A igreja do Senhor é composta de agências vivas e operantes, que derivam sua força para agir, do Autor e Consumador de sua fé. Devem fazer avançar em harmonia a grande obra que sobre eles repousa. Deus deu a você o seu trabalho. Mas Ele dispõe também de outros meios, aos quais deu suas devidas atribuições, a fim de que todos venham a ser, pela santificação na verdade, membros do corpo de Cristo, de Sua carne e de Seus ossos. Quando representamos a Cristo, agimos para o tempo e a eternidade; e os homens, mesmo os homens do mundo, tomarão conhecimento de que estivemos com Jesus e dEle aprendemos.

A verdade é indivisível

O povo de Deus não deve estar em confusão, carecendo de ordem e harmonia, coerência e beleza. O Senhor é grandemente desonrado quando existe desunião entre Seu povo. A verdade é indivisível. A unidade exigida por Deus deve ser cultivada dia a dia, para que correspondamos à oração de Cristo. A desunião que insiste por existir entre os que professam crer na última mensagem de misericórdia a ser dada ao mundo não deve encontrar lugar; pois seria terrível impedimento para o progresso da causa de Deus. Seus servos devem ser um, assim como Cristo é um com o Pai; suas faculdades, iluminadas, inspiradas e santificadas, devem unir-se para formar um todo completo. Os que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos não se devem adiantar separadamente; cumpre-lhes avançar juntos.

Palavras de estímulo

O Senhor não abandona Seus fiéis cooperadores. Mantenha em mente que nossa vida neste mundo constitui apenas uma peregrinação, que o Céu é o lar para onde nos estamos dirigindo. Tenha fé em Deus. Se minhas palavras feriram, machucaram a sua alma, peço desculpas; eu também me sinto ferida, machucada. Nossa obra, estranha obra, grande obra, a nós outorgada por Deus, vincula um ao outro nosso coração e alma. Não deve o irmão despir a sua armadura. Precisa prosseguir usando-a até o fim. Quando o Senhor o liberar, então será o tempo de depor a armadura a Seus pés. Você alistou-se em Seu exército para servir até o encerramento da batalha, e não deve trazer a desgraça sobre si mesmo e desonra a Deus, desertando agora.

Possa o Senhor abrir diante de seus olhos muitos assuntos, como o tem feito para comigo. Satanás está espreitando a oportunidade de desonrar a causa de Deus. Foi-me mostrado o perigo em que o irmão está incorrendo, mas também me tem sido mostrado o seu anjo guardador, preservando-o vez após outra de si próprio, evitando que o irmão naufrague na fé. Meu irmão, erga o estandarte, erga-o, e não se sinta desfalecido e desencorajado.

Tenho apresentado aos líderes da Associação Geral e do Comitê das Missões a luz que Deus me revelou -- que o irmão e eles devem aconselhar-se mutuamente; que, em vez de manterem-se apartados, devem eles tornar-se ajudadores do irmão; que você foi ordenado por Deus para estar numa posição de confiança, e assim necessita de ajuda em vez de censura.

Na intensidade de meu desejo de que você consiga encontrar caminhos planos para seus pés, escrevi-lhe palavras francas, mas nunca, jamais, para denunciá-lo ou condená-lo. Oh, que Deus o ajude a compreender que meu profundo interesse por você não se modificou no menor grau. Nutro o mais sincero desejo de que o irmão se apegue a Deus, firme, provado e genuíno. Sei que o Senhor almeja que você tenha a coroa da vitória.

"Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens... E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor." Efésios 4:8-16.